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*Não cozinhe os legumes excessivamente, pois eles podem perder nutrientes importantes.

Já experimentou cozinhar legumes e vegetais no vapor? Na panela de pressão? Ou no micro-ondas? As três técnicas apresentam vantagens diferentes para cozinhar os alimentos, mantendo boa parte do seu valor nutricional.

*Beba no minímo 2 litros de água por dia

Entre muitos outros benefícios a água: transporta nutrientes e oxigênio através das células; regula a temperatura do corpo; protege os nossos órgãos vitais e ajuda os a absorver melhor os nutrientes; ajuda nosso metabolismo; protege e hidrata nossas articulações e células.
Sem a quantidade recomendada podemos experimentar: cansaço; cãibras musculares; pressão sanguinea irregular entre outras coisas.

*Consuma alimentos ricos em fibras para reduzir o colesterol e melhorar o funcionamento do intestino.

As fibras não fornecem calorias e causam sensação de saciedade prolongada.

*O iogurte é um ótimo alimento para ser consumido pela manhã em jejum.

Fonte de bactérias benéficas à saúde do intestino, além de melhorar o trânsito intestinal, o alimento também reforça a imunidade.

*Inclua alimentos anti-inflamatórios (óregãos, brócolos, abacate, repolho roxo...)

Na tsa dieta eles podem livrá-lo de várias doenças devido à sua composição.

*Em relação a óleos para cozinhar, troque os óleos vegetais por óleo de coco ou manteiga.

Não é novidade para ninguém que o óleo de cozinha, em geral, não faz bem à saúde: engorda, aumenta os níveis de colesterol, multiplica o risco de desenvolvimento de células cancerígenas e doenças cardíacas, causa inflamações no organismo, entre muitos outros problemas.Mas, como é quase impossível deixar de comer tudo o que leva óleo, o segredo está em substituir esse usado no dia a dia, por opções menos prejudiciais ao organismo como estes exemplos e muitas outras opções.

---Restaurantes para ir em família---

*Miss Saigon, em Lisboa

Fica no Parque das Nações. Sugerimos os pastéis de seitan com maçã, o strogonoff de seitan com cogumelos e os bolinhos de soja com molho de tomate e alecrim.

*Origem, em Lisboa

Fica no Espaço Amoreiras e serve pratos como rolo de legumes, polenta de espinafres, canelones de ricotta e espinafres e beringelas recheadas.

*Organic Caffe, no Estoril

Como o nome indica é um restaurante orgânico onde não entra glúten, açúcar, lácteos e alimentos processados. Fica dentro do Hotel Palácio, no Estoril.

*Go Natural, em várias zonas do País

Prove a quinoa com abóbora assada, espinafres e mousse de queijo de cabra.

*Pé D’Arroz, em Matosinhos

Todos os dias o almoço servido neste restaurante é em modo buffet. Há pratos como alho francês à Brás e beringela gratinada com queijo de cabra.

*Em Carne Viva, no Porto

Experimente os cogumelos à Bulhão Pato, o tofu à lagareiro, a francesinha de vegetais e os peixinhos da horta.

*Yupik, em Portimão

Fica na praia da Rocha e é, imagine-se, uma hamburgueria saudável. Há hambúrgueres de grão freekeh, quinoa, salmão e atum (estas duas opções levam aveia).

*Refresco, em Famalicão

Este restaurante oferece pratos simples, porém saudáveis. Podemos encontrar muitas saladas com toques internacionais.

*Bubbles, em Famalicão

Wraps, sandes, saladas e massas são dos principais pratos que oferecem bem como smoothies e sumos naturais. Podemos aproveitar estes pratos numa esplanada ao ar livre.